top of page

A "pior" mãe do mundo e os Pais "Helicóptero"

Lenore Skenazy, conhecida como a "pior" mãe do mundo por ter deixado seu filho de 9 anos andar sozinho de metrô. Ela denominou o termo "pais Helicóptero" a todos os pais que possuem receio e medo de deixar seus realizarem atividades sozinhos. Leonore é fundadora do projeto Free-Range Kids e possui um Reality Show no Discovery Life Chanel chamado World’s Worst Mom. Segundo Lenore, o Reality Show é semelhante a Supernanny, com a diferença de que, em vez de lidar com crianças malcriadas, ela terá de lidar com pais que têm pavor de deixar seu filhos a sós.

"Não posso comer Bacon, não posso comer sozinho, minha mãe não me deixa andar de bicicleta, não posso usar facas". Essas são algumas das restrições impostas pela mãe de Ben, no primeiro episódio do programa.

Por que os pais têm tanto medo de deixar seus filhos realizarem atividades por si mesmos?

Na nossa sociedade ocidental atual, estamos cercados de normas e crenças de que o mundo que nos rodeia é perigoso e devemos estar atentos constantemente para que nenhum mal nos atinja. Assaltos, roubos, estupros e corrupção: vivemos na Sociedade do Medo, do Perigo.

Evidentemente, isso reflete direta e indiretamente na forma como criamos às nossas crianças. Temos receio de que elas saiam sozinhas ou se machuquem realizando atividades do cotidiano. Queremos fazer tudo para elas. Nossa maior vontade é colocá-las numa grande bolha de sabão que seja imune a qualquer perigo externo.

Entretanto, não percebemos o perigo - interno - que é resultado desses padrões de pensamento e comportamento: estamos formando crianças medrosas, incapazes, ansiosas e depressivas.

Como podemos agir para criar filhos autônomos e responsáveis?

Em primeiro lugar, devemos libertar-nos do medo. Não são todos os lugares e nem em todas as circunstâncias que há perigo. Em segundo lugar, devemos ensinar isso às nossas crianças, não só através da palavra, mas principalmente através das nossas atitudes.

Em dezembro do ano passado, realizei uma postagem sobre a importância de delegar autonomia às crianças: PRESENTE #3: AUTONOMIA, um presente para toda a vida. A seguir, um trecho dessa postagem, que encaixa-se perfeitamente na minha reflexão a respeito dos "pais Helicóptero".

"Tenho percebido que um dos maiores medos de pais e mães é delegar autonomia a seus filhos. Nesse mundo em que vivemos, cheio de perigos e incertezas, sentimos que devemos proteger a todo custo nossas crianças. Entretanto, delegar pequenas responsabilidades a elas é fundamental para que, desde cedo, cultivem valores de autonomia e independência, que serão importantíssimos para o seu desenvolvimento e seu futuro.

Autonomia não significa deixar que a criança faça todas as vontades dela. Não é falta de cuidado ou de limites. Não quer dizer que ela não precise saber ouvir “não”. Ao contrário, é ter liberdade para fazer escolhas e responsabilizar-se pelas mesmas. Por isso, a importância da autonomia: é graças a ela que seus filhos podem tornar-se adultos capazes de responder pelas suas atitudes, sentimentos e pensamentos, e assim, serem donos de si mesmos, sem precisar que suas decisões sejam fruto dos desejos de outra pessoa.

Todos nós somos pessoas únicas e autênticas, e nossas escolhas devem ser reflexo de quem somos – e não reflexo do outro. Isso é autonomia."


Postagens Recentes
Procure por Data
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page