top of page

PRESENTE #3: AUTONOMIA, um presente para toda a vida.

Tenho percebido que um dos maiores medos de pais e mães é delegar autonomia a seus filhos. Nesse mundo em que vivemos, cheio de perigos e incertezas, sentimos que devemos proteger a todo custo nossas crianças. Entretanto, delegar pequenas responsabilidades a elas é fundamental para que, desde cedo, cultivem valores de autonomia e independência, que serão importantíssimos para o seu desenvolvimento e seu futuro.

Autonomia não significa deixar que a criança faça todas as vontades dela. Não é falta de cuidado ou de limites. Não quer dizer que ela não precise saber ouvir “não”. Ao contrário, é ter liberdade para fazer escolhas e responsabilizar-se pelas mesmas. Por isso, a importância da autonomia: é graças a ela que seus filhos podem tornar-se adultos capazes de responder pelas suas atitudes, sentimentos e pensamentos, e assim, serem donos de si mesmos, sem precisar que suas decisões sejam fruto dos desejos de outra pessoa.

Todos nós somos pessoas únicas e autênticas, e nossas escolhas devem ser reflexo de quem somos – e não reflexo do outro. Isso é autonomia.

Como podemos presentear com autonomia nossas crianças? Abaixo, algumas dicas!

- Deixe que seu filho faça sozinho seu dever de casa.

- Delegue a ele pequenas tarefas em casa, como dobrar as roupas ou colocar a mesa na hora do jantar. (É importante que isso não seja uma obrigação e sim, que ela se sinta responsável por fazer essa atividade).

- Deixe que ele arrume sua própria cama e, se ele não a arrumar, não faça isso por ele!

- Permita que ele limpe e arrume seu quarto.

- Deixe-o comer, vestir-se e ir ao banheiro sozinho.

- Quando ele falar “eu posso fazer isso sozinho”, respeite.

- Aos poucos, dê a ele mais liberdade para sair com amigos.

- Permita que ele faça as atividades que deseja (com limites, é claro). Não o obrigue a jogar futebol toda quinta-feira se, na verdade, a paixão da vida dele é dançar Ballet.

- Horário para voltar para casa? Não imponha, combine com ele.

- Deixe que ele mesmo escolha as pessoas com as quais ele deseja se relacionar.

– Permita que seu filho tome sozinho decisões importantes na vida dele. Se o seu sonho era ter estudado Medicina, entenda que esse não será necessariamente o sonho dele.

Todas essas tarefas, atividades e decisões devem ocorrer gradativamente, respeitando sempre o tempo da criança. Ensine a ele que acertar é bom e errar é importante. Ademais, a autonomia também contribui para uma boa auto-estima, pois permite que elas demonstrem suas habilidades e reconheçam o valor do seu esforço.

Pais – e agora eu falo como filha––: libertem-se de seus próprios medos, para assim, libertar seus filhos. Não deixem que os medos de seus filhos sejam produto dos medos de vocês. Quando a vivemos com responsabilidade e autenticidade, a vida se torna uma encantadora experiência.


Postagens Recentes
Procure por Data
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page